23.1.10

Você está pronto para casar?



Nestes últimos dias só tenho respondido a mesma pergunta repetidas vezes: Você está preparado para o casamento?

Lógico que respondo: estou! Mesmo sabendo que é muito mais que palavras, é algo que acontece bem antes da cerimônia de casamento.

O que é estar preparado para o casamento?

É ter certeza de que gosta da pessoa com quem está casando? Isso é muito importante, mas não, não significa que alguém está pronto para casar porque gosta da pessoa.

É ter dinheiro para casar e sustentar o cônjuge? Também é importante, mas está longe de significar estar pronto para casar.

É estar maduro, olhar que já experimentou quase tudo na vida e chegar a conclusão de que está na hora de firmar um relacionamento? Também não.

É quando todos olham para vocês dois e falam que vocês formam um ótimo casal? Acredito que isso é uma dica, mas que não significa estar pronto para casar.

O que é estar pronto para casar então?

Um bom tempo atrás, conversando com um amigo que tinha passado por uma separação, descobri algo muito importante que está nas entrelinhas do amor e que é a base para saber se você está pronto para casar.

Pois descobri, antes mesmo de casar, com companheiros casados, que chegarão  dias na vida de casado onde nem você e nem a pessoa estão atraentes, onde o sexo não está mais tão gostoso e que dura alguns minutos, alguns dias  um vai estar tão chato a ponto de ser insuportável e que você vai olhar e pensar: a pessoa que eu casei não é esta?

São fases que não duram para sempre, mas que muitos casais não conseguem passar por ela. É um vale onde o amor é colocado em cheque e quase nunca chega em dois ou três anos de namoro. Vem depois que já está casado, onde se perdeu a novidade, onde o pior do outro se encontra.

O que vai manter os dois casados é a mesma coisa que solidificou o amor para a decisão de se casar: O compromisso.

Isso mesmo, você sabe que está pronto para casar quando você toma um compromisso com Deus, com o cônjuge e principalmente com você mesmo. É uma decisão de estar do lado desta pessoa para amá-la, pois foi firmado em um compromisso sagrado.

Esta é uma decisão, pelo menos no meu caso, que se toma sozinho em seu quarto. É uma consciência de entrega, de hombridade, uma decisão de vida selada por Deus na sua alma.

Nos dias bons, esta decisão nem precisará ser lembrada, serão dias de alegria, descoberta, de prazer e júbilo. Mas nos vales escuros, quando nada der certo, a angústia assolar a alma, o inimigo jogar na cara as varias coisas que você fez em “vão” para seu cônjuge, quando você pensar que o amor se esfriou ou não existe mais, você vai encontrar na raiz desta árvore murcha o compromisso selado por Deus.

E na solidão da sua alma, vai respirar fundo, se humilhar e continuar caminhando clamando: Senhor abrevia este vale sombrio, pois sei que vai passar e vou ter prazer e jubilo de novo!


Sabemos quando estamos prontos para casar, quando o amor solidificado em um compromisso interno de ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-a e respeitando-a até que a morte nos separe.

17 comentários:

  1. Adorei o post, Marquinhos!

    Sigo aguardando, então, meu marido (que um dia há de chegar, hehehe) e teremos a mesma certeza que vc e a Nathy tem hoje!!!

    Deus abençoe a vida de vcs! Felicidades!

    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Marquinhos! Está registrado seu depoimento pra todos que te apreciam e principalmente sua amada que deve estar radiante.
    Faço das suas palavras a minha e não complemento nada.
    Abraços meu irmão.
    Thiago Almeida (www.missaonaintegra.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Interessante o pensamento e resposta a pergunta tema...
    Estamos preparados para casar, quando entendemos q ainda q as alianças possam perder um pouco do seu brilho no futuro ou qndo o conflito de idéias e gostos surgirem em forma de pequena brigas, a maior aliança e o maior ponto de equilibrio é o terceiro elemento do casamento... DEUS.
    Podemos casar qndo estamos aptos a mais do q assumir o conjuge, mas qndo estamos dispostos a fazer essa aliança diretamente com o conhecedor supremo do nosso ser...
    NOSSO DEUS!

    Q Deus abençoe seu casamento Marcos e Naty...
    Q a graça de Deus possa estar com vcs em todos os momentos... nas dificuldades e alegrias...
    Q na hora do choro, o conforto de Deus possa estar sendo transmitido através um do outro...

    ResponderExcluir
  4. Legal esse post.

    Uma vez, antes de me casar (há 1 ano atrás) ouvi uma história muito interessante:

    Um senhor já há muito tempo ia numa clinica visitar sua esposa que estava com Alzheimer em estado avançado. Muitos, inclusive o médico, perguntavam: "por que você vem sempre aqui visitá-la se há tempos ela já nem mesmo sabe que você é?"

    Ele olhos sereno para o médico e respondeu: "Mas eu sei quem ela é."

    Eu creio nesse tipo de amor, e oro a Deus pra me ensinar isso a cada dia... Amar minha esposa com esse tipo de compromisso.

    Abraços Marcão!!!

    ResponderExcluir
  5. Show de bola teu post!

    Estou na busca da vontade de Deus pra minha vida em relação a constituir família, mais precisamente, esperando minha bênção chegar, rsrsrs.

    God bless you bro!

    ResponderExcluir
  6. Marcos, tenho aprendido isso a cada dia em meu casamento!
    A vida de casado traz muitas alegrias e muitas dores tb.
    Mas vale a pena, ah se vale!!!
    Muitas bençãos e sabedoria pra vc e pra Naty.
    vou RT com certeza!

    bjs mil <><<

    ResponderExcluir
  7. Comentário de quem está prestes a completar 18 anos de casamento: Estar pronto pra casar, significa decidir ser feliz, ou invés de ter razão. No dia a dia escolha ser feliz ou invés de ter razão, e o resultado disso é um desgaste menor em qualquer relacionamento.
    Um amigo do meu marido lhe falou que o cavalo do diabo é a razão. Creio que é mesmo, afinal diabólico é aquilo que divide, e quando uma das partes se fecha em sua razão, é sinal de que o diabo já está com o cavalo celado para galopar, e se deixarmos ele vai longe...
    O casamento é um mistério, e deve permanecer assim: Dia após dia tentar desvendar o lado oculto da beleza, onde o defeito está escancarado. E, na boa Marcos, chega uma hora que uma coisa que irritava ao estremo, pode ser motivo de risada, é só treinar o olhar.

    ResponderExcluir
  8. Muito massa o post, eu gostei !
    e Confiando em Deus para que meu dia chegue e eu ter essa mesma certeza de compromisso, alma selada por Deus!

    ResponderExcluir
  9. Acho que nunca li um texto tão realista sobre o casamento.

    Muito bom

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto Botelho, mais uma vez!

    Concordo plenamente com o comentário do Lincoln.

    E com certeza, sem o compromisso o casamento não vai pra frente.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí!

    Fico feliz em ver que você não só tomou a decisão pelo motivo certo, bem como decidiu compartilhar essa "iluminação".

    Que Deus os abençoe! Feliz casamento. :)
    BeiJu***

    ResponderExcluir
  12. Marcos, leio sempre que posso seus textos e me surpreendo com a clareza em que você coloca não só pensamentos como explicações e reflexões bíblicas. Deus abençoe a nova fase da sua vida e seu lar.

    ResponderExcluir
  13. Botelho,

    Simplesmente incrível como Deus nos capacita para escrevermos, tocarmos, comunicarmos o grande e perfeito amor Dele.

    você é muito abençoado nos momentos de reflexão e compartilha um pouco desse momento com Deus e dessa benção com muitas pessoas.



    Parabéns e tenho certeza que Deus está na sua vida e casamento...

    abração.....

    Guilherme Pontes
    guiprib@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Aí Marcos, perfeito a sua análise, e colocaria uma pitadinha a mais, nos meus 21 anos de casado, além do compromisso divino, gostaria de destacar o companheirismo, saber que a pessoa vai estar nas horas boas, e principalmente nas horas de turbulências. No momento de lavar uma louça, tirar o lixo, enfim nas pequenas atitudes é que vai se construindo essa grande instituição casamento. Pois a partir destas pequenas coisas, irão acontecer grandes coisas nesta caminhada. Meu irmão, realmente espero desejo de todo o coração que você seja imensamente feliz com a Naty, e tenham esse grande compromisso em suas mente, cativando dia após dia, e que possam ser grandes companheiros em todas as situações...

    Um grande beijo...

    Nos encontramos daqui 03 dias, hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  15. Cara,

    muito legal seu texto. Eu assino em baixo. Realmente é esse compromisso que vai fazer as coisas acontecerem e continuarem acontecendo.

    Eu estou na contagem regressiva, menos de 1 ano e lá estarei eu no altar a espera da esposa. Já fiz o compromisso, agora é declarar diante de Deus(novamente) e dos homens com um grande SIM!.

    Que Deus continue abençoando sua vida e agora sua nova vida a dois!... felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa... post perfeito !
    Temos mesmo qe aprender a ver o casamento dessa forma, se todos o enchergasse assim divórcio nao existiria ne?

    O importante é ter um compromisso com Deus e conosco mesmo para depois honrar e amar o próximo.
    E, cmo o Lincoln disse, não fazer as coisas só para agradar o conjuge ou para receber algo em troca, mas pqe vc se sente beem fazendo, vc faz por vc mesmo e por amor.

    Enfim, Parabéens!
    Tenho acompanhado seus textos e tenho buscado aprender com eles a cada dia, então, obrigada por suas sábias palavras ! =]

    ResponderExcluir
  17. Po cara que legal, valeu mesmo. Estava cansado de ler e ouvir aquele romantismo utópico de palestras nas igrejas e até em curso de casais. Este texto foi realista e ao mesmo tempo romantico, incentivador.
    Valeu.
    Thomaz

    ResponderExcluir