22.11.07

Façam aos outros o que vocês querem que lhes façam?

Acredito que a maioria dos jovens, principalmente namorados, não entende direito o versículo “façam aos outros o que vocês querem que lhes façam”(Mt 7.12), pois eles entendem este versículo literalmente, e não o espírito da lei e dos profetas.

Vou explicar melhor, quando vejo as brigas de namorados, reparo que na maioria das vezes eles estão praticando o versículo literalmente, e isso ao invés de unir, tem os separado cada vez mais.

Uma das grandes crises dos casais é que eles estão tratando os outros da maneira com que querem ser tratados, e é este pensamento que tem criado as grandes divergências nos relacionamentos, pois o texto, mesmo não parecendo, fala exatamente o contrário.

Não sei se é a regra, mas geralmente quando algum rapaz vem se queixar de seu namoro, eles se queixam que a namorada não dá espaço para ele, não deixa sair com os amigos e ter seu próprio tempo sozinho. Do outro lado, quando elas vem falar comigo, vejo que a grande reclamação é contrária, que eles não dão atenção para elas, não ligam para as sua vidas e não querem passar muito tempo com elas.

A grande crise que eu tinha é que ao perguntar como um deles tratava o outro, eles respondiam que gostavam muito um do outro, e que faziam para o outro o que gostariam que o outro fizesse para eles.

Hoje, para o espanto deles, eu falo que o que eles estão fazendo não é Bíblico e sim uma atitude egoísta, pois para entendermos o versículo não podemos interpretá-lo literalmente, e sim o espírito da lei.


Quando tratamos o outro da maneira que gostaríamos de ser tratado, partimos da premissa que todos são iguais e querem ser tratados do mesmo jeito, e isso não é verdade. Somos diferentes um dos outros, principalmente o homem da mulher. O versículo não esta falando da maneira, e sim do principio do tratamento, o amor.


Cada um sente (ou sabe) em si mesmo o que falta para ser completo pelo outro. Que não adianta chegar muito perto do outro, sendo que o outro precisa é de espaço, ou me afastar, já que o que a outra pessoa precisa é de proximidade.

Temos que tratar os outros de maneira a completá-los, assim como gostaríamos de ser completos pelo outro.

Em um primeiro momento, vamos fazer não o que nos queremos e sim o que o outro quer e precisa. Isso requer muita humildade e abstinência de sua vontade. Mas, em um segundo momento, com o tempo, você começa a colher o fruto de uma pessoa que está completa em você e que abre mão de sua vontade para satisfazê-lo(a) da maneira que você espera.

O homem e a mulher não pensam e se comportam de maneira igual e é por isso que quando ele a trata da maneira que ele gostaria de ser tratado e não da maneira que ela gostaria, ela vai se abrir com uma amiga que a apóia, porque elas pensam de forma igual. E da mesma maneira acontece com os homens.

Muitas vezes amar é abrir mão da sua vontade, para fazer o outro feliz. Tem uma música do Djavan que fala “vem me fazer feliz porque eu te amo...”. Como diria minha namorada: este cara não sabe direito o que é o amor, pois se soubesse falaria “vou te fazer feliz porque eu te amo!” Então o que é o espírito de fazer ao próximo o que você gostaria que fizesse com você: Amar o próximo de tal forma que a pessoa se sinta completa assim como você quer ser completado.


Texto feito para o Blog "marcos botelho do JV" 22/11/07

7 comentários:

  1. Sou muito feliz por ter uma pessoa tão inteligente como você!
    Ainda bem que você usa isso pra me fazer feliz!
    Te amo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigo, és um instrumento do Senhor em minha vida, louvo a Deus por isto...
    Deus te abençoe cada dia mais e mais...
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Já dizia J.P. Prudhon: "O egoista é aquele que quer que todos à sua volta sejam como ele."

    Muito bom o texto!

    Pedro Lucas

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso seu texto Marcos, creio que Deus o usou para falar muito comigo, já é a segunda vez que o leio, e medito sobre a força dessas palavras. Louvo a Deus porque Ele criou pessoas incríveis como vc, instrumentos grandemente usados nas mãos Dele.
    Abraços. Karina Sant´Ana

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto, me esclareceu grandemente.

    Ô Marcos, se eu lhe passar meu e-mail será que a gente pode trocar umas idéias?

    rebeccapipoc@hotmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Mandou muitoo bemmmmm, vou divulgar pros adolecentes e jovens que conheço....

    Parabens deixa Deus te usar , ohhh GLORIAA !!

    bjss Claudia

    ResponderExcluir
  7. é aquele velho lema daquele curso casados para sempre, quando perguntam o porque você vai casar a maioria fala "para ser feliz" o curso ensina que: "vou me casar para fazer a minha esposa feliz ou vice e versa". esse é o segredo não só para relacionamento conjugal como para tudo na vida, e como é duro viver hein.....abraços

    Beto - Cid.Tiradentes Z.L

    ResponderExcluir