10.1.08

Regeneração (Wolverine)



Se você me perguntasse qual Super Herói de desenhos animados mais mexeu comigo nos últimos quinze anos, eu responderia, rapidamente, Wolverine. Sempre gostei da “fera indomável”, como diria o professor Xavier. Das garras que saem de sua mão, da sua estrutura de Adamantium indestrutível, e da sua audição e faro aguçado. Mas o super poder que o colocou como destaque dos X-Man e dos personagens da Marvel foi o seu poder de regeneração (fator de cura).

O cara não tem medo de quase nada, pois no final das contas, se ele se machucar, suas células vão se regenerar. Digo quase porque mesmo com a regeneração ele pode morrer.

Na vida real esta tem sido a busca mais ferrenha da ciência, conseguir inventar uma substância que acelere a regeneração celular, curando mais rápido e evitando a morte de muitos. Mas, não conseguimos nem inventar a cura das células cancerígenas, quanto mais uma regeneração rápida do corpo.

Na bíblia, eu me lembro de alguns episódios de regeneração celular que ficaram bem claras: quando Jesus ressuscitou Lázaro depois de três dias de putrefação. Jesus usa o milagre da regeneração com dezenas de leprosos e outros doentes. E o Pai o ressuscita no terceiro dia, o regenerando no corpo glorificado.

Realmente o poder dos dois personagens é parecido, mas qual seria a diferença entre os dois personagens no uso de seus poderes, tirando o fato muito relevante de que um, pela fé, é verdadeiro e o outro, temos certeza, é apenas um HQ?

Se “grandes habilidades requerem grandes responsabilidades”, a grande diferença da regeneração dos dois é o propósito final.

Enquanto os escritores de Wolverine o colocam como um cara descontrolado, que usa seu dom para atacar os seus inimigos e, é até legal nos filmes e desenhos, vemos na bíblia Cristo usando o dom do Espírito para regenerar o próximo.

Não tenho o poder de regeneração, acho até que demoro muito para estancar quando me corto, mas me questiono: caso tivesse, usaria para meus sonhos de aventura? Para me tornar indestrutível? Ou, usaria com os que estão enfermos?

Jesus nunca usou o dom de cura para seu benefício e isso o torna O mestre, pois o versículo é que o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas, e não que as protege com um poder indestrutível. Quando Jesus morreu, foi o Pai que o ressuscitou, o glorificando.

Precisamos aprender a usar o dom que nos foi dado em benefício do próximo, pois, afinal, foi para isso que nos foi dado.

[Com Grandes Poderes Vem Grandes Responsabilidades é uma "série teen" de artigos que tem por objetivo fazer um paralelo entre os super-poderes dos heróis de HQ e os personagens bíblicos. Além de destacar o fato de que os poderes de uns são, pela fé ,verdadeiros e, dos outros são apenas poderes fictícios. Os textos também querem mostrar que, na bíblia, o que transforma uma pessoa em um herói não são os super-poderes e sim o evangelho do Reino de Deus.]

3 comentários:

  1. Muuuuuuito bom o texto!!!
    Se muitos crentes hj usam os dons normais (cantar, pregar, atuar) para seus próprios interesses (ganhar dinheiro, fama e "poder"), imagine se tivessem super-poderes?????
    Só Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Fala Marquinho, blz? Adorei os textos. Eu sou fã de quadrinhos, principalmente do Homem Aranha e Wolverine. A Frase vem mesmo acalhar e serve de insentivo pra nós nos dedicarmos ao trabalho que foi proposto por Deus. Sejamos responsáveis.
    Abração,

    ResponderExcluir
  3. Fala Marquinho, blz? Adorei os textos. Eu sou fã de quadrinhos, principalmente do Homem Aranha e Wolverine. A Frase vem mesmo acalhar e serve de insentivo pra nós nos dedicarmos ao trabalho que foi proposto por Deus. Sejamos responsáveis.
    Abração,
    Zilão
    www.prohumanos.blogspot.com

    ResponderExcluir