17.3.08

Quando Jorge Amado se encontra com a Casa de Davi


Como é bom perceber que Deus se revela a todos independente de quem sejam e de como estejam. Deixe-me explicar melhor.

Deus, na escritura, se revelou salvificamente mas, na criação, Deus revelou a todos quem ele era. Temos vários textos na escritura que mostram esta revelação, o Salmo 19 fala que “os céus proclamam a gloria de Deus, sem discurso nem palavra, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra”. Como é bom saber que mesmo uma pessoa não conhecendo a Deus ou até sendo contra Ele, ainda sim Deus pode falar através dela. Falou através de uma mula, não falaria através de um ímpio?

É por isso que não divido a música em evangélicas e seculares, prefiro dividir em músicas boas e músicas ruins. Pois existem muitas músicas chamadas “gospels” que falam a palavra Jesus, mas não condizem com o evangelho e, outras músicas chamadas seculares que são mensagem de Deus para nós ou que refletem a sabedoria ou a beleza do amor e da vida.

Mesmo não ouvindo muitas as músicas deles, o Ministério Casa de Davi tem uma música que conta a história de uma mulher que se apaixona por um homem, mostrando que ela está encantada com ele e que a única coisa que deseja é este homem, que no fim dança com ela por causa do amor que ele lhe deu. Vale apena ler a poesia e ouvir a música:

Por Causa do Teu Amor

O teu amor me alcançou
O teu olhar me conquistou
A tua voz me encheu de alegria
Com novo óleo me ungiu
Com linho puro me vestiu
Com jóias me cobriu, Senhor
Meu desejo é te abraçar, meu amado
Meu maior prazer é te beijar, Jesus

Meu coração, alegre,
Explode de tanta paixão,
E gera em mim uma nova canção,
E canto por causa do teu amor
Minha paixão, cresce
Quando em adoração,
Sinto o afago do teu coração,
E danço por causa do teu amor *1


É interessante que em milhares de igrejas esta música é cantada, mesmo vendo que se tirar o nome Jesus, que nem se encaixa muito na melodia, ela é uma bela música de uma mulher para um homem. É uma bela poesia romântica no estilo de cantares. E que as igrejas não condenam, pois descreve simbolicamente o encontro da noiva com o noivo, ou seja, da igreja com Jesus.

O que um dia me encantou e me fez ficar pasmo, foi quando vi que Deus já etava revelando para outros a maravilhosa história da Igreja e de Jesus.

Sempre contei que a Bíblia narra a história de amor entre um príncipe e uma prostituta, pois é assim que Deus descreve em Oséias. O príncipe vai até ela em forma de plebeu, mas o cafetão não o deixa levá-la. Foi quando, na briga entre os dois, o cafetão mata o príncipe. Mas ele ressuscita, mata o cafetão, pega a prostituta, dá roupas novas e a leva para o seu palácio. Lá eles se casam e no baile do casamento dançam a noite toda.

Nunca gostei das histórias de Jorge Amado e, dizem que o que ele viveu e creu não tinha nada haver com os evangélicos brasileiros.

Mas quando ouvi direito esta música que Djavan fez com a letra dele, pensei: Deus é maravilhoso, ele se revela a todos e mesmo as pedras podem clamar sua história.

Alegre menina
Oh! que fizeste, sultão, de mim alegre menina?

Palácio real lhe dei, um trono de pedraria
Sapato bordado a ouro, esmeraldas e rubis
Ametista para os dedos, vestidos de diamantes
Escravas para serví-la, um lugar no meu dossel
E a chamei de rainha, e a chamei de rainha

Oh! que fizeste, sultão, de minha alegre menina?

Só desejava campina, colher as flores do mato
Só desejava um espelho de vidro prá se mirar
Só desejava o sol calor para bem viver
Só desejava o luar de prata prá repousar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar
Só desejava o amor dos homens prá bem amar

No baile real levei a tua alegre menina
Vestida de realeza, com princesas conversou
Com doutores praticou, dançou a dança faceira
Bebeu o vinho mais caro, mordeu fruta estrangeira
Entrou nos braços do rei, rainha mas verdadeira
Entrou nos braços do rei, rainha mas verdadeira. *2


Não tem como negar, o que Deus faz com a igreja é o mesmo que um sultão faz com a prostituta. Foi exatamente esta a história que Salomão escreveu em Cantares.

Obrigado, Senhor, por nos resgatar em nossos pecados, nos vestir com roupas do palácio e dançar conosco, a tua noiva.

*1 - Casa de Davi - Composição: Davi Silva e Mike Shea
*2 – Djavan -Composição: Jorge Amado e Dorival Caymmi

3 comentários:

  1. Ótimo texto meu irmão Marcos.
    Só devemos tomar cuidado quanto ao grupo referido, haja vista serem eles um dos maiores e populares precursores brasileiros da unção do riso e do Leão!
    Meu Deus,

    Piedade!!!

    Espero uma visita sua: www.celebraii.blogspot.com

    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Quanta graça meu amigo. Enquanto nos prendemos a tantos legalismos esquecemos de aproveitar dessa maravilhosa graça.

    Parabéns meu amigo.
    Deus continue te usando.

    Abraço

    Japa

    ResponderExcluir
  3. falando em musica marcos, onde posso comprar os cds do jovens da verdade??
    obrigado.

    Júnior Pinheiro.

    ResponderExcluir