19.6.08

O que fazer nas férias?


Durante o ano, passamos a maior parte do tempo esperando as férias chegarem, mas quase sempre esquecemos de pensar no que vamos fazer com elas. Como o dia-a-dia nos sufoca, vamos agüentando até o limite e, quando elas chegam, nos jogamos nelas por alguns dias como se estivéssemos em coma e depois de pouco tempo vemos que estamos entediados de não fazer nada. Por que isso?

O problema é que a maioria de nós vê o descanso como ociosidade, como um tempo para não fazer nada, ou pior, pensamos que nos momentos de descanso temos que fazer algo útil e aí acabamos fazendo o contrário, trabalhamos. Estas duas visões estão erradas se compararmos com a visão bíblica, em que Deus descansa no sétimo dia. O descanso na palavra de Deus tem o sentido de desfrutar do que se fez e é por isso que o Criador fala que tudo o que havia feito era muito bom. Deus desfruta da criação, em uma mistura de contemplação, cuidado e relacionamento com o homem.

Por isso, lembre-se de que o principio das férias é desfrutar do que você tem feito. Hora de, simplesmente, desfrutar das dádivas de Deus.

Um exemplo prático: chegou a hora de ler o livro que você sempre quis ler, mas nunca precisou. Leia, mas não se esqueça que é para desfrutar, por isso, não se sinta culpado em ler apenas a introdução ou a conclusão. Afinal, depois de ler, você não precisará fazer uma resenha. Ah! Quer mais uma dica? Pare de ler na mesma hora que você perceber que o autor está enrolando.

Faça uma viagem, mas tire menos fotos e olhe mais os detalhes, não corra para visitar todos os lugares turísticos, mas desfrute bem de um lugar apenas, quem sabe até visite um lugar que você sempre foi a trabalho.

Não mande scraps ou ligue para seus amigos, simplesmente apareça na casa deles de surpresa. Leve um jogo de tabuleiro ou um filme alugado, de preferência das antigas, compre muitas guloseimas, você vai ver que não custa muito. E não tenha hora para voltar!

Vá passar uma semana em um desses acampamentos interdenominacionais, mas escolha um apelido bem criativo e se apresente com ele escondendo até o final o seu nome, escolha um quarto que você não conheça ninguém e fuja na última noite para fazer uma serenata com as melhores dos anos 80.

Nestas férias desfrute de sua saúde, amizades e, principalmente, da família. Curta aquilo que Deus criou!

Se você não lembrar de tudo que falei, só não esqueça que o descanso é dádiva do Criador e, principalmente, de usar protetor solar!

[Artigo escrito originalmente para a revista Soma]

7 comentários:

  1. hhaha.. muito bom marcos... muito bom mesmo.. ate ja to aqui separando as melhores dos anos 80.. hahaha demais.. falou tudo... agora posso curti essa semana de provas tranquilo sem precisar pensar muito o q vou fazer nas ferias..
    abrassss

    ResponderExcluir
  2. pois é...sabia que to fazendo isso? Lendo livros que eu comprei mais deixei para dps por causa das obrigações com facul e estágio!
    e vou separar as melhores músicas antigas e passar pros meninos no JV, será que a famosa serenata volta? saudade daquele tempo!
    mas o apelido ficará para outro acampamento, como você disse, eu nasci no JV e não consigoe sconder quem eu sou! haha
    E os detalhes, acredita que cada temporada no JV eu conheço um pouquinho a mais? e são 8 anos já!
    Família, amigos....tem melhor presente de Deus do que esse? Ah tem...salvação e descanso....e pq não juntar tudo?
    Belo texto! Parabens!
    Mah - cambuci

    ResponderExcluir
  3. e ai marcao, quando é que nós descansaremos?

    ResponderExcluir
  4. Dicas riquíssimas! Vou guardá-las!
    Obrigada!
    Deus abençoe!
    Convidado para ler meu último post!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este artigo... ...nas férias é que vocês trabalham mais né. Boa Sorte

    ResponderExcluir
  6. O tempo frio
    Aumenta a dor
    Meu coração
    Distante
    Tão distante
    Do meu amor

    http://prixhoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. não marcos realiza?!?!?!
    olha...eu ou adolescente..nao tem como eu ficar no inicio das ferias ate o fim lendo livro neah???para um adololescente tudo eh muito dificil..tudo ki o governo oferece geralmente e o pra criança...e na maioria das vezes programa de adolescente sempre eh pago! po...cara mi ajuda aii...toh mohh tedioo!! bjos espero sua resposta

    ResponderExcluir