18.8.08

Nossa luta é contra principados, potestades e celulares


Dizem que quando você possui uma coisa e não consegue mais ficar sem ela, você deixou de possuí-la e ela começou a te possuir.

Pois é, acho que é isso que o celular está fazendo com a gente, está nos possuindo. Deixou de ser apenas um aparelho eletrônico e virou uma potestade contra a qual precisamos lutar.

Já faz tempo que não assisto um culto sem, pelo menos uma vez, ouvir um celular tocar e logo depois ouvir o barulhinho de uns outros quatro serem desligados.

Como o celular se popularizou muito rápido no Brasil, não sabemos direito onde podemos usá-lo ainda.

Lembro-me de quando não tinha um celular e pensava: que luxo besta, não quero ficar amarrado com essa coisa. Mas só foi eu adquiri que tudo mudou.

No começo peguei um pré-pago apenas para receber ligações, depois colocava uns créditos para fazer ligações de emergência. Ate que foi indo e, quando vi já tinha trocado para pós-pago e estava gastando uma boa grana no maldito.

Foi quando um dia viajei e no meio da viagem acabou a bateria dele, quando abri minha mala percebi a catástrofe que tinha acontecido, eu tinha esquecido o carregador! SOCORROOOOO!

Mesmo exagerando, me senti impotente e confuso. Mas percebi que ele já estava virando uma potestade. A potestade é algo que tem poderes. E o celular pode ser uma!

Quantos encontros onde vou e, simplesmente, os pastores e líderes não podem desligar o celular. Damos mil desculpas, mas o fato é que não conseguimos, porque pensamos que se estivermos com ele temos um pouco mais de controle da vida. Assim o celular se torna o poder de controlar a vida!

Um dia, um pastor que gosto muito, me contou de como conseguiu colocar o celular no seu devido lugar, como um simples aparelho de comunicação. Ele contou que tinha tirado uma folga de uma semana e desligou o celular, quando ele voltou à igreja, um dos lideres falou: Porque, afinal de contas, você tem celular? Não consegui falar com você a semana toda. E o pastor respondeu de forma calma e serena: Meu amigo, eu comprei um celular para facilitar a minha vida e não a sua!

Bom, depois dessa, se você acha que o seu celular já começou a te possuir, experimente desligá-lo por alguns dias ou deixá-lo em casa às vezes. Tome cuidado com o seu celular, pois se você não consegue mais ficar sem ele, você já parou de possuí-lo e ele começou a te possuir!


"foto de Julia Junghans Demarque"

14 comentários:

  1. Eu odeio celular e essa resposta do seu amigo eu acabei de decorar! Muito fera!

    Pior do que tocar no meio do culto é quando o toque é um funk birazzo mandando vc atender o celular ou a fantástica fala do Chaves vendendo "sapaaaaatos, chapéus, roupa usada"...

    Fernanda - SP - IPI Moinho Velho

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do post..

    e muitas vezes agnte se prende a esse aparelho, que ao invés de facilitar nossas vidas, a dificulta tornando-a stressante..
    achamos que por possuir um celular temos um pouco mais de controle da vida.. que engano esse o nosso..

    Deus abençoee
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas é nesse modelo mesmo! Sem tirar nem pôr.
    Blog mui bom. Voltarei mais vezes para explorar seu cantinho aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. °°cara... muito real, sem contar que ele é um dos maiores vilões de qualquer orçamento..
    °°se eu desligar o cel minha mae me mata.. mas acho que vou fazer a experiencia..
    viva a adrenalina.. hahah
    abrasss

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ficar sem ele é definitivamente uma experiência libertadora...difícil no começo, mas superamos!
    Fiquei uma semana sem ele e depois nem dei falta, até estranhei quando o usei denovo...hehehe!

    ResponderExcluir
  7. ha mano, entao agora ficara cutucando nossos amigos que nao vivem sem celular....
    seu vira casaca.
    rsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. ow.. usei um post seu no meu blog.. ta com seu nome la e o link pra cá..
    espero que não se importe..
    abrasss

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que blog legal!
    Desculpe invadindo assim... mas li hj seu artigo sobre a campanha do "1000 scrap por um abraço" no site irmãos.com e vim para aqui.

    Sobre esse tema, eu trabalhei seis anos em uma empresa que representa uma operadora de celular... no caso, o bicho fazia parte do meu dia-a-dia em horario comercial e fora dele... mas eu nunca gostei de falar ao celular, era sempre só o necessário e nada mais rs. Mas mesmo assim, o bicho tava sempre lá, tocando, me lembrando, sendo minha agenda, minha máquina fotografica, meu ipod, e muitas vezes até meu notebook! Cheguei até a instalar a BIBLIA nele...

    Hoje, que não trabalho mais nesse lugar, sou a pessoa mais desligada de celular, o coloco na bolsa e só uso pra retornar as ligações perdidas e recados registrados... e as vezes como meu alarme rs. É o celular a meu serviço, e não eu a serviço dele. rs
    Fica aqui meu grande abraço! E passarei mais vezes por aqui ...

    Vê (véc@)

    ResponderExcluir
  10. O Pior é quando vc acha que o cara é um super crente e quando toca o celular dele o toque é do créu.....ou do snoopy dog dog
    kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oiiii! =D

    Muito legal seu texto!
    É verdade, temos que ter cuidado com o que tem dominado nossa vida e, por vezes, até atrapalhado nossa adoração ou dedicação a Deus!

    "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."

    Deus continue te abençoando e guiando! Fica na Paz!

    =D

    ResponderExcluir
  12. Sou constantemente repreendida por esquecer meu celular o tempo todo, não atende-lo, ou mesmo não carrega-lo, rsrsrs...

    Mais me sinto bem melhor ao ler seu texto, pois vejo que o que encomoda as pessoas é realmente o fato de não facilitar-mos suas vidas.

    Só lembro de meu celular na hora que preciso ligar, e nem o levo para a igreja... Pois sei que me atrapalhará.

    Fico feliz de saber que inconscientemente estou no caminho certo, kkkk

    OBS: Posso postar isso no blog de meus adolescentes???
    Coloco os devidos créditos e o link da postagem, rsrsrs

    Eles estão precisando... é celular o tempo todo no culto, afffffffff

    Só Jesus na causa!

    Fica com Jesus!!!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente demais, mt bom o post, e mt coerente, tema super atual. Temos que ficar alertas realmente, para que não venhamos a deixar nos dominar por coisas, que deveriam ser ultilidades. Engraçado o post, pois esse domingo mesmo eu fui a igreja, e resolvi deixar o celular em ksa, quando cheguei, não tinha nenhuma ligação. Que nos ajude a ser desprendido das coisas, e mais vinculados e Ele, e o amor ao nosso próximo. Equilibrio é a palavra. :D

    ResponderExcluir
  14. No inicio ter um celular era luxo pra os mais ricos e os celulares eram tao grandes q nao cabiam no bolso, agora nao ter celular é ser fora da realidade tecnologica, vc pode passar meses sem credito e por apenas qndo seu chip for ser bloqueado, mas vc tem um celular. Em alguns momentos nao ter o celular é o fim pq ele simplesmente consegue te conectar com o problema e coma soluçao do mesmo sem q vc saia do lugar...entao o problema nao é ter um celular e sim nao deixar ele te dominar...

    ResponderExcluir