4.8.08

O Evangelho Coca-cola.



Certa vez ouvi um pregador falando que a igreja tinha deixado de cumprir a missão para a qual foi chamada: levar o nome de Jesus por todas as nações. Até aí eu estava concordando, pois acho mesmo que temos esquecido a nossa missão. Foi quando ele usou o argumento que a missão da Coca-cola era que cada habitante da terra pudesse experimentá-la pelo menos uma vez e, com um século de existência, ela já estava cumprindo sua missão. E a igreja, em dois mil anos de história, não cumpriu a sua.

Por algum tempo fiquei pensando como uma empresa que está vendendo uma bebida e que busca apenas o lucro pode estar exercendo sua missão melhor do que nós, a igreja, que temos a mensagem de vida eterna. Mas quando me dei conta, vi que isso é um argumento furado.

Como podemos comparar missões com a venda da Coca-cola? Penso que o evangelho tem que ser vivido, que a mensagem não pode ser só falada e sim encarnada pela pessoa que a está levando.

Às vezes temos tratado a mensagem do evangelho como se um bom marketing e investimento financeiro pudesse resolver. Ao conversar com uma missióloga, ouvi que na década de 90 o Brasil teve um alto índice de missionários que retornaram do campo precocemente por falta de preparo, problemas de caráter e sustento adequado.

Jesus, em sua missão de salvar o mundo, encarnou-se para viver o que vivemos e mostrar que existe uma vida melhor (João 1.14). Só se pode ver a glória de Deus através da encarnação na missão do mensageiro.

Não é só a mensagem, mas é também a vida. A experiência nos mostrou que não podemos mais chegar em um lugar, longe ou perto, falar de Jesus e simplesmente virar as costas. Não foi este o exemplo que Cristo nos deixou. Temos que estar, viver e entender o lugar e as pessoas e, através da mensagem, com a vida de Cristo em nós, transformar as pessoas e o meio em que vivem.

Acredito que realmente não estamos fazendo missões do jeito que deveríamos, pois nos prendemos no nosso mundinho e esquecemos da grande comissão. Mas tenho a certeza que não é com os valores, métodos e números de uma multinacional que devemos nos comparar.

Que Deus nos ajude a servi-lo com maestria.

6 comentários:

  1. Oieee.....te conheço do acampamento Jovens da verdade, entrei no seu perfil e li o que escreveu e cheguei até o seu blog.rs
    Muito bom esse blog e os seus posts.
    Temos que praticar o IDE. Ide e pregai o evangelho.
    Vou te linkar aos que leio no meu blog.
    Passe por lá quando puder.
    bju
    Fique com o Rei!!!!!!

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  2. Marcos, interessante... havia escrito um texto que trata desta mesma impressão! Confere lá:

    http://thiagomendanha.blogspot.com/2008/05/voc-j-experimentou-coca-cola.html

    Abração! Deus continue te usando!!!

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  3. Olá Marcos

    Realmente não podemos comparar o evangelho com uma multinacional, mas damos os "crentes" gastam mais dinheiro em coca-cola do que em missões. É preciso um reajuste dos nossos valores e princípios, vejo que hoje a igreja não se preocupa em atingir todas as nações, é triste, não podemos nos esquecer da nossa MISSAO.

    Cara, tentei lhe mandar um e-mail, mas está voltando, please me envie tiago@tiagonogueira.com.br

    Passa lá no meu blog também: www.tiagonogueira.com.br

    Um Forte Abraço
    Tiago Nogueira

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  4. oii..

    eu sempre passo aqui pra ler seus artigos.. mas nunca deixei um comentário..
    mas esse post merece
    :D

    acredito que muitos de nós estamos acomodados, falamos ser o ''sal da terra e luz do mundo''.. mas sal que não gera sede, que não faz diferença pra nada tem serventia, e luz que não ilumina as trevas e se faz indiferente ao caos.. não é luz.
    Jesus nos confiou a missão de ir pelo mundo e pregar o evangelho.. devemos mostrar a vida para as pessoa ao nosso redor, devemos pregar o evangelho seja com palavras, atitudes, simples gestos!.. que nós possamos refletir a Cristo, e sermos movidos pelo mesmo amor que O moveu!

    parabens pelo blog!
    te linkei ta?
    beeijo

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  5. Opa Marcos, seus textos são de forma geral, muito bons.

    Mas ouvi essa pregação sobre a coca-cola e não vi em momento algum o pregador comparar a missão da coca-cola com o evangelho. No que ele falou sobre isso na mensagem, o conflito era "a coca-cola está fazendo sua missão nos estamos fazendo a nossa missão?"

    Claro, não estou falando que você quis denegrir a mensagem ou algo assim, mas gostaria de saber em qual momento da pregação você viu essa "comparação"?!

    Fique com Deus!

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  6. Olá, Paz !!!

    Deixando de lado, por um momento, os pormenores do assunto, se houve ou não comparação, os desdobramentos do assunto sobre nossa missão (como estamos fazendo ? as pessoas estão vivendo a palavra ?), etc., tenho um questionamento a fazer:

    Será que Osama bin Laden experimentou pelo menos uma vez a Coca-Cola ? Todos seus seguidores a experimentaram pelo menos uma vez ?

    Se alguém souber me responder eu agradeço.

    PAZATODOS !!!

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