20.10.08

Por que alguns de nós viram assassinos?


Estou muito indignado com tudo que aconteceu em Santo André - SP esta semana, indignado com o despreparo da polícia, com o que um jovem tomado por um ciúme pode fazer, com a impressa que o coloca ao vivo só para dar audiência no ar e ganhar dinheiro com as desgraças alheias, indignado de como é fácil encontrar armas neste país e, com a igreja, que não vai se manifestar por achar que não tem nada a ver.

A notícia me pegou longe de casa, estava pregando em um acampamento em Joinvile e foi um grande susto, pois tinha certeza que o rapaz só estava enrolando e já tinha caído em si na burrada que tinha feito. E que era questão de tempo para ele soltar a menina.

Algumas perguntas ficaram em meu coração a serem resolvidas.

Por que algumas pessoas perdem a cabeça e se tornam assassinas?

Qual a diferença entre um assassino e uma pessoa de bem? Não seria o puxar o gatilho? Os que puxam são assassinos e os que não puxam não são assassinos? Ou tem quem puxe que não é e outros que não puxam que são? Complicado os critérios da lei sobre réu primário, quanto mais a teologia por trás disso.

Este caso me trouxe a memória o primeiro assassinato na escrituras, o de Caim e Abel (Gn 4: 1-8). E a mesma pergunta surgiu em meu coração, Caim matou porque era assassino, ou virou assassino porque matou?

Sempre colocamos o foco da revolta de Caim no fato de Deus ter aceitado a oferta de Abel e rejeitado a sua oferta. E ficamos perguntando por que Deus a recusou, sendo que nenhuma regra tinha sido estabelecida. Ou falamos que só pode ser que um deu de coração e outro não, sendo que a bíblia mesmo não coloca isso.

Lendo, reparei que no v.7 Deus vai conversar com Caim sobre o porquê de seu sacrifício não ter sido aceito e fala que se ele fizer o bem tudo ficará bem, mas se não, o pecado estará a porta e vai entrar. E mesmo sendo avisado Caim matou o irmão e procedeu com o mal.

Caim não se tornou assassino porque matou Abel, Caim matou Abel porque já era assassino. É por isso que seu sacrifício não foi aceito!

É duro assumir e entender isso que a bíblia nos coloca. Todos nós somos de natureza má e temos o mal em nossos corações.

Depois da queda todos nós fomos condenados a nascer egoístas, invejosos, deturpados sexualmente, corruptos, assassinos. Essa foi a escolha da humanidade em Adão, é assim que, no fundo, no fundo somos.

Aí você me pergunta: mas na prática nem todos puxam o gatilho. Eu mesmo não sou um tarado, mau caráter ou assassino!

Pois é aí que entra a graça de Deus. Quando não chegamos de fato a deturpação total de nós mesmos, foi porque a graça de Deus chegou até nós. Ela é chamada de graça comum ou graça sustentadora, pois cobre a crentes e não crentes e serve para manter a criação. Se não fosse ela a vida no mundo seria insustentável e todos nós viveríamos o mais pleno pecado de nossa natureza, de nossos corações.

A discussão agora vai ser se o Lindemberg é assassino ou um rapaz que teve um surto e matou por desespero ao ver a polícia entrar no apartamento. Sobre como a lei brasileira vai decidir isso, não tenho condições de opinar. Mas a pergunta teológica que surgiu no meu coração, vou arriscar a mudar.

A pergunta não é por que alguns de nós se tornam assassinos e sim, por que todos não são assassinos depois da queda? E a resposta é graças a cruz de Cristo que cobre a todos sustentando com a dádiva que vem de Deus, chamada amor.

Senhor, continue a sustentar com o bem a mim e aos meus amigos, para que o mal não ganhe espaço em nossos corações e que não nos tornemos o que realmente somos: maus!

10 comentários:

  1. marcos cara... vc manda sempre muito bem!!!

    "..tudo que eu tinha não era nada.. Tudo que eu to perdendo não é nada.."

    palavras de Lindemberg durante as negociações

    abrasss

    ResponderExcluir
  2. Marcão, excelente postagem!
    Demais, graça é graça e de graça.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos, quero convidá-lo a ministrar uma palavra aos jovens da minha comunidade num congresso "diferente" que faremos, por favor me mande seu e-mail para que possamos acordar alguma coisa!
    Meu e-mail é: williamcomjesus@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, deixei um presentinho (uma indicação) pra vc no meu blog (um selo), passa lá pra pegar!!
    bjs
    Fique com o Rei!

    ResponderExcluir
  5. Agora parei para ler o seu post, esta bem parecido com o meu em certa forma! Amei o ponto de vista!
    Ah não esqueça de pegar seu selo lá no meu blog!
    Fuii
    Fique com o Rei!

    ResponderExcluir
  6. e ae marquito. isso é triste.

    ResponderExcluir
  7. Caro Marcos,

    No ultimo dia do Turma de Minas, enquanto nós estavamos ouvindo sua maravilhosa pregação, uma jovem de 15 anos estava sendo agredida pelo padrasto, a marteladas, por haver desfilado de biquine no dia anterior, revelando uma doentia paixao dele para com ela, alem de aflorar o fato de que ele a molestava sexualmente. De lá para cá, foram cerca de 12 casos so na RMBH, em que meninas de 12 a 15 anos foram assassinadas por namorados e/ou companheiros, alem de uma que matou a mae para ir a um show sertanejo. Hoje, leio que uma jovem de 12 anos foi morta por nao querer fugir com o namorado de 24 anos, no sul de Minas.

    Assim como Caim e Abel, as vitimas e agentes sao JOVENS. LAmentavel a Igreja nao se posicionar com relaçaõ a isso, pois tenho acompanhado aqui na PMMG a maioria dos casos mencionados, ficando triste por, as vezes, chegar ao local do crime tarde demais e verificar que tais vidas se foram sem tomarem uma decisao perante ao Senhor.

    Bem, reforço o pedido a Deus para que realmente nao nos ternemos maus. Peço para que voce e todos os que se preocupam orem em favor da juventude, pois parte dela avança para o abismo.

    Deus o abençoe.

    Carlos Itabirano ( “ NUNCA SERAO!”)

    ResponderExcluir
  8. Se não fora o Senhor o inimigo em sua ira nos teria consumido.! Agora é levar a graça a todos, né!?

    ResponderExcluir
  9. "A pergunta não é por que alguns de nós se tornam assassinos e sim, por que todos não são assassinos depois da queda? E a resposta é graças a cruz de Cristo que cobre a todos sustentando com a dádiva que vem de Deus, chamada amor."

    Ouço ecos da Graça...ecos do Ariovaldo...

    Faço coro com o Ari quando diz que acredita mais em Deus porque o mal ainda não tomou conta completamente do mundo e do ser humano...


    Assim, vamos surfar na onda da graça comum para acabar com o mal no mundo por meio da graça salvadora de Jesus.

    Parabéns, pelo texto Marcos.

    Deus te crie com muito amor.

    E encarne o blog!

    Em Cristo, que morreu na cruz para o sol e a chuva nascerem sobre bons e maus.

    Jairo Filho

    ResponderExcluir