10.12.09

Que A Força esteja com você - Yoda



Depois de um ano, estou retomando esta série e o meu lado moleque. Estes últimos meses deixei de lado os livros teológicos e li muitos contos e livros “infantis”. E por incrível que pareça fui muito edificado por eles.

Fico até com medo de retomar a minha série com o “Grande” Yoda, por saber que existem fanáticos de Star Wars que lêem meu blog.

Medindo meros 66 cm de altura, ele foi o Grande Mestre da Ordem Jedi, um dos membros mais importantes do Alto Conselho nos últimos dias da República Galáctica, e o mais sábio, velho, e poderoso Mestre Jedi de todos os tempos.

Além de ter excepcional habilidade no combate de sabre de luz, o que o destacava era como ele conseguia controlar A Força. Ninguém melhor que Obi-Wan Kenobi para nos descrever A Força como "um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa."

Yoda controlava tanto a força, que conseguia aparecer em qualquer lugar para treinar novos Jedi e assim continuar a sua missão, até mesmo após sua morte ele apareceu, pois se tornou um com a Força.

Alguns pensadores do primeiro século acreditavam que Jesus estava fazendo a mesma coisa, usando a sua Força para aparecer mesmo depois de morto. Não acreditavam que Jesus ia se rebaixar a matéria humana, mas sim que fazia aparições sobrenaturais para completar sua missão passando o seu tremendo conhecimento (gnose) para seus discípulos.

É, mas com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Diferente do conceito filosófico de Star Wars, Jesus sabia que a grande Força que existe no universo tem vontade própria, não é manipulada pela mente de nenhum ser vivo, não pode ser contida e nem controlada. A grande Força era seu Pai e, mesmo sabendo que  era um com ele, não quis usurpar ser igual ao Pai, não usou seu poder em nenhum momento de sua vida aqui na terra.

Por isso, quando se entregou na cruz, não usou a Força e sim a fraqueza da dúvida “Deus meu, porque me desamparaste?” pois sabia que seu relacionamento não era de manipulação e sim de amor.

Ao morrer confiou plenamente no caráter da força maior, pois se Ela não o ressuscitasse não teria ressurreição. Jesus se entregou a morte, como um simples homem que era.

O final da história vocês já sabem, Deus pai o ressuscita no corpo de homem glorificado. Mais uma vez Jesus mostra sua submissão à força maior, naquele momento, seu Pai. Mostra que nosso corpo humano e as coisas criadas tem importância eterna e têm que ser regeneradas. Mostra que a vida não é tentar controlar a Força divina e sim se entregar a ela e dizer: quando sou fraco aí sou forte. Pois quando nos prostrarmos, a força maior virá e falará: I AM YOU FATHER!

[A frase do tio Ben "Grandes Poderes Vem Grandes Responsabilidades é uma "série teen" de artigos que tem por objetivo fazer um paralelo entre os super-poderes dos heróis de HQ e os personagens bíblicos. Além de destacar o fato de que os poderes de uns são, pela fé ,verdadeiros e, dos outros são apenas poderes fictícios. Os textos também querem mostrar que, na bíblia, o que transforma uma pessoa em um herói não são os super-poderes e sim o evangelho do Reino de Deus.]

4 comentários:

  1. Uia, comecei lendo e ao mesmo tempo pensando "Essa frase é do tio Ben, no Homem-Aranha, não do Star Wars", mas no final entendi o que vc quis dizer!

    Acredito que, realmente, nossa maior força é termos coragem de sermos fracos para que, então, Deus nos faça fortes à sua maneira!

    Pra terminar, essa coisa de Darth Vader para Luke Skywalker ("Luke, I am your father") caiu como uma luva!

    Parabéns pela reflexão! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Só que quando ele disse: I am Your Father...
    Acho que não vamos poder dizer NÃOOOOOOOOOO...
    hahahhahahaha

    Realmente, com grandes poderes vem grandes responsabilidades

    ResponderExcluir
  3. "Por isso, quando se entregou na cruz não usou a força e sim a fraqueza da dúvida"
    parece que se até Jesus não escondeu a fraqueza da dúvida, pq eu iria ne?

    ResponderExcluir
  4. "Por isso, quando se entregou na cruz não usou a força e sim a fraqueza da dúvida"
    parece que se até Jesus não escondeu a fraqueza da dúvida, pq eu iria ne?

    ResponderExcluir