7.12.09

O Pecado Capital Evangélico



Os pecados capitais surgiram na tradição da igreja cristã, no afinco de controlar e educar o povo no que podia ou não fazer. Como o perdão dos pecados precisava passar por um ungido da igreja, através de uma confissão, a igreja selecionou e classificou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação ao inferno.

Mais tarde, os pecados foram classificados em Sete Pecados Capitais que precisavam ter uma atenção especial. A vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxuria foram as sete classificadas por Tomás de Aquino.

E o que aconteceu hoje com os Sete Pecados Capitais para nós evangélicos?

Os mais eufóricos falariam que não temos os pecados capitais, pois, por um lado todos os pecados são condenados pela bíblia de igual modo e levam à condenação eterna, mas por outro, não temos mais intermediadores na confissão dos pecados, que pelo sangue do cordeiro de Deus, Jesus Cristo, todos que se confessam são perdoados.

Eu, particularmente, concordo com esta afirmação, mas acredito que isso só ficou nas confissões de fé. As nossas igrejas protestantes têm os seus pecados capitais claramente expostos nos históricos de pessoas disciplinadas de suas igrejas.

Se analisarmos a freqüência com que alguns pecados são repetidos nos púlpitos, vemos claramente uma seleção e um catálogo na ordem de importância. E que alguns pecados precisam sim de mediador, de alguém da igreja, para serem perdoados.

O sexo lidera a lista de pecados capitais evangélicos, talvez porque vivemos em um país que já perdeu há tempos todos os parâmetros do que é certo ou errado nesta área.Mas não tem como, o líder evangélico brasileiro pode cometer qualquer pecado, como vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza e gula que  não será disciplinado ou cobrado por um pedido de desculpa em público. Mas ai daquele que pecar na área sexual, esse pecado não tem perdão, pelo menos para todos os evangélicos!

O pecado da bebida entrou no ranking sem mesmo estar na bíblia, não quero defender este mercado, por saber que existem famílias destruídas por homens que estão doentes em seus vícios e, até mesmo por eu detestar destilados. Mas quando é que beber qualquer coisa alcoólica virou pecado? E ainda mais um pecado capital? Como um dos maiores símbolos que Jesus nos deixou envolve uma bebida alcoólica? Ou alguém aqui acredita no conto da carochinha que o vinho não era fermentado?

Não quero amenizar este ou aquele pecado, muito pelo contrário, todos os pecados deveriam ser encarados como pecados capitais. Mas isso não acontece e sinceramente nem sei se da para acontecer.

O problema deste ranking que difere a importância dos pecados e que, a cada dia cresce mais com outros, que nem existem, é um problema soteriológico, um problema de entender o papel da graça na salvação.

Se começarmos a mostrar que a cada dia merecemos mais ir para o inferno com os nossos pecados, o caos é instalado, pois criaremos crentes depressivos, com auto comiseração, doidos e até psicopatas.

Mas se juntarmos esta consciência desesperadora que todos os pecados são capitais, com a graça de Deus em Jesus Cristo que nos perdoa mesmo que a cada dia provamos que merecemos o inferno. Ao invés de insanidade e loucura encontraremos o amor e a devoção que dará poder para a transformação.

Se continuarmos com os nossos pecados capitais particulares gospels e amenizarmos os outros,cairemos em uma religiosidade hipócrita onde uns são melhores que outros, e um evangelho vivido por fachada e, principalmente, cairemos na idéia de que só existe um pecado capital Evangélico: O pecado de ser pego, pois o resto ta valendo.

8 comentários:

  1. Ai ai ai... de fato, esse ranking existe e é um vergonha que nossas lideranças se esqueçam de que nenhum pecado é menor que outro!

    Ótima colocação: "Jesus Cristo que nos perdoa mesmo que a cada dia provamos que merecemos o inferno"!

    Deus te abençoe, Marquinhos!
    Se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Realmente querido, temos a cultura-costume de achar que se fazer algo escondido e não ser descoberto, não tem problema. Dentro de nossas igrejas, isso, é que mais acontece. Temos que levar a palavra de Deus de forma clara e objetiva, procurando a exaltação de Deus e edificação da igreja, visando sempre mudança de vida dia após dia.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente ta desse jeito... e mais, esse final diz tudo...
    Hoje pecado tem sido aquele que é descoberto. Muitos estão vivendo em pecado como santos porque tem feito bem escondido. E ainda estes ajudam a julgar aqueles que foram expostos. Nem adianta expor em forma de confissão. Será julgado da mesma forma por aqueles que são expert em "pecado oculto". Oro por uma juventude que não perca sua alegria e a vontade de curtir esse mundo que nosso Pai fez para nós, mas que acima de tudo saiba viver em santidade.

    Muito bom blog. Entrei pela primeira vez. Te acompanho no twitter.

    abração

    ramirochagas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Há uma série de sete pregações do Pr. Kivitz disponíveis em MP3 sobre o tema no site da IBAB. Foram-me muito edificantes.

    Assim como aqui citado, o sexo - ou Luxúria - é o campeão no "PR" dos púlpitos, principalmente quando querem falar sobre a mocidade que se perde e blá, blá, blá...

    Raramente citam a Soberba, que na opinião de Agostinho, era um mega-pecado, por ser este o pecado da queda de Lúcifer, capaz de convencer miríades de anjos perfeitos a caírem.

    No mais, este pecado é tão comum nos auto-denominados apóstolos e querubins( eles não aceitam ser apenas "anjos" de sua igreja) que nem nos damos conta que isso não os torna aceitável.

    No ranking, o sexo está em último lugar, embora os coloquem em primeiro nos dia de hoje para disfarçar a catinga de enxofre que os outros pecados explícitos exalam...

    Cristão Confuso.

    ResponderExcluir
  5. Bom post, Marcos!

    Acho que também precisamos repensar essa história de "fulano é mais santo que eu". Isso não manifesta o poder de Deus. Já fomos assim por muito tempo, onde nossas referências se confundiam com "como ser santo como ele/ela é". E outra: quando entendermos que os líderes são tão suscetíveis quanto seus liderados (e quando eles se posicionarem assim), a graça é mais fácil de se manifestar.

    Se caminharmos juntos, que é o que a graça e o amor fazem, confrontando - mas encorajando ao mesmo tempo, vamos chegar todos juntos lá. Sem ruga nem mancha.

    ResponderExcluir
  6. Todo pecado é pecado diante de Deus. O que difere são as consequências geradas pelo pecado na comunidade, na sociedade ou natureza.

    Ficar por curiosidade ou cair na tentação de transar com a namorada é pior do que a língua maledicente que destrói toda uma comunidade?

    Beber umas latinhas de cerveja por curiosidade ou tentação é pior do que os fabricantes cristãos que poluem o meio ambiente 24 horas por dia?

    Alguém já viu uma disciplina de um fofoqueiro na igreja? Ou um pastor orgulhoso? Ou um guloso? Ou por omissão da grande comissão?

    Falar palavrão é pior do que a omissão de salvar vidas?

    “Enquanto você dormia ontem, 30.000 crianças morreram de fome ou de doenças relacionadas a má nutrição. E mais, a maioria de vocês nunca ajudaram em merda nenhuma. E o que é pior: você está mais perturbado com o fato de eu ter dito “merda” do que com a notícia de que 30.000 crianças morreram de fome na última noite.” Pr. Tony Campolo

    Realmente, o pecado capital dos evangélicos é aquele que não é flagrado pelas câmeras dos religiosos legalistas e hipócritas...Se fizer por debaixo dos panos...tá valendoo rsrsr

    Pense nisso!

    Marcos, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. parabens mais uma vez marcos, gostei muito do post... principalmente do final! tem uma música do casting crowns que fala mais ou menos sobre isso e que eu gosto muito: http://www.youtube.com/watch?v=Okf6eqvuRy4

    grande abraço!

    lauter.linux

    ResponderExcluir
  8. "O adultério, a promiscuidade, a prostituição, a fornicação, sempre existiram. A única diferença é que tudo isso era feito em maior segredo. Agora tudo é feito mais às claras porque há menos hipocrisia, o que é na verdade mais um progresso da ética que uma decadência. Hoje a sociedade é mais honesta consigo mesma e não esconde as suas práticas, e esse é um passo importante em direção da cura."

    Ricardo Quadros Gouveia - A piedade pervetida; pg. 108

    ResponderExcluir