1.1.10

E se depois do Natal "nada" mudar? - José de Nazaré




Faça o DOWNLOAD para o seu MP3-PLAYER!

Fazemos festa no natal, mas como realmente foi com as pessoas que estavam lá?

Penso em José de Nazaré. Quais foram as vantagens dele ter sido escolhido para ser o pai adotivo de Jesus? O que, na prática, aconteceu?

O evangelho de Mateus nos fala de três sonhos:

O primeiro fala para José casar com Maria mesmo não sendo o pai, pois o menino vinha de Deus e seria o messias. Como será que foi, na pequena aldeia de 700 habitantes, ver este homem caminhando com uma menina grávida antes de se casar? Se nem José acreditou na história quando Maria contou, quem mais acreditaria?

Por nove meses pôde ver olhos que os discriminavam na quitanda do bairro, na sinagoga do vilarejo e, principalmente, dentro da própria casa entre os parentes. Perguntas do tipo: Como você pôde sujar o nome da nossa família, devem ter sido freqüentes.

O segundo sonho fala que ele tinha que ir para o Egito, pois Herodes queria matar o menino. Tudo por causa de uns conselheiros de reis do oriente atrapalhados, bateram com a língua nos dentes e foram até o palácio em Jerusalém procurar o Reis dos Judeus.

Ter que ir para uma cultura estrangeira, com fala estranha, caminhar quilômetros com um bebe já é ruim, ainda mais para o Egito que tinha um histórico de ódio pelos Judeus. Provavelmente teve que gastar todo o ouro que ganhou neste tempo de adaptação.

O terceiro sonho foi em duas partes, uma para falar que eles podiam voltar, pois Herodes tinha morrido, a outra para falar que seu filho tinha assumido e que eles não deveriam voltar para Belém e sim para Nazaré.

José não pôde nem viver perto dos familiares em Belém e nem perto da cúpula religiosa em Jerusalém. Teve que educar o menino na cidade mais desprezada da região. José criou o menino com toda a sabedoria, ensinou a ler e escrever, pois esta era a função dos pais, e principalmente ensinou as Escrituras.

Morreu, aproximadamente, quando Jesus tinha seus 20 anos e nunca mais foi citado, morreu no anonimato. O que trouxe de palpável para José ser pai de Jesus? Perseguição, desconforto e exílio.

Mas quem na história pôde educar o salvador? Quem pôde acompanhá-lo nos primeiros passos? Quem brincou nas horas vagas? Só José de Nazaré.

Todos os homens podem ser adotados por Deus, mas só um teve o privilégio de poder adotar Deus. José de Nazaré.

3 comentários:

  1. E tudo isso por mim e por voce! Gloria a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Mto legal a pregação (e o texto), Marquinhos!

    Deus continue te abençoando e te dando criatividade pra continuar com seu trabalho!

    Abraços, se cuida!

    ResponderExcluir
  3. Algumas colocações:
    * Muito bom ser lembrada de que meus planos nem sempre estão alinhados com os planos de Deus;
    * Melhor o anonimato participativo de José do que o anonimato de Órfa, nora de Noemi;
    Quando tiver uns cinco minutos disponíveis ouça a música "Coisas de Pai"
    "Me escolheste
    Carpinteiro
    Um Trabalhador
    E assim mesmo
    Sem riqueza sou teu cuidador

    Se a mim veio
    Tão perfeito
    Lindo assim será
    Para sempre filho amado
    (Menino Deus)..."
    (http://letras.terra.com.br/maninho/799668/) link

    ResponderExcluir